Sábado, 20/04/2024, 09:15:46Bem-vindo Convidado |
Matemática 10
[ Novas mensagens · Membros · Regras do fórum · Pesquisar · RSS ]
  • Página 1 de 1
  • 1
Fórum » Test category » Alunos da Esmeralda Becker » Projeto TCC Especialização M@P (Espaço destinado ao desenvolvimento de uma aula inédita)
Projeto TCC Especialização M@P
ProfessorData: Terça-feira, 12/04/2016, 08:25:21 | Mensagem # 1
Tenente
Grupo: Administradores
Mensagem: 55
Reputação: 1
Status: Offline
Caros alunos participantes,

Esse espaço será nosso meio de comunicação para o desenvolvimento de nossa aula inédita. Aqui vocês deverão postar suas dúvidas, realizar apontamentos, críticas e sugestões. Para isso, é muito importante que vocês acessem esse fórum diariamente, inclusive aos finais de semana. Essa experiência terá uma duração de aproximadamente 20 dias após seu início.

Alunos participantes:

1 - Emerson Lopes
2 - Natália Coimbra
3 - Felipe Rosa
4 - Ygor Matos
5 - Gabrielle Nunes
6 - Odalys Michelle
7 - Vitória Cristina
8 - Lauren Laen

Gostaria de agradecê-los de forma antecipada pela disposição em participar dessa iniciativa

Bons estudos,

Professor Anderson

 
ProfessorData: Quinta-feira, 05/05/2016, 13:46:17 | Mensagem # 2
Tenente
Grupo: Administradores
Mensagem: 55
Reputação: 1
Status: Offline
Olá alunos participantes do projeto

Nossa aula inédita já começou! Os arquivos do GeoGebra e as fichas de atividades já foram encaminhadas para seus e-mails.

A vídeo-aula também já foi publicada no canal no meu canal do YouTube (Anderson Reinaldo Silva), disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=RvrDFlCR2Gg e também no menu "Vídeos e Vídeoaulas" deste site, disponível no link http://matematicadez.ucoz.com.br/video....alitica

Não deixem de realizar as atividades e qualquer dúvida postem nesse fórum, no grupo criado no WhatsApp ou por e-mail

Temos até o final dessa semana para entrega das fichas de atividade e suas devolutivas

Bons estudos,

Professor Anderson
 
emerson_lopes96Data: Quinta-feira, 05/05/2016, 15:49:38 | Mensagem # 3
Privado
Grupo: Usuários
Mensagem: 1
Reputação: 0
Status: Offline
Olá Professor, surgiu uma dúvida?
Na questão 6 da ficha 1, quais são os segmentos dos quais eu utilizarei para determinar o segmento DF?
Atenciosamente,
Emerson Lopes
Obrigado!
 
ProfessorData: Quinta-feira, 05/05/2016, 17:48:42 | Mensagem # 4
Tenente
Grupo: Administradores
Mensagem: 55
Reputação: 1
Status: Offline
Olá Emerson, tudo bem?

Vamos à sua dúvida:

Existe mais de uma maneira de responder essa questão.

Note que o segmento DF que se pretende calcular está na mesma reta que o segmento FG, sendo assim vamos lembrar da explicação da vídeo-aula naquele exemplo 1 da pirâmide:

*A altura da pirâmide está para altura do bastão assim como a sombra da pirâmide está para a sombra do bastão. Veja: eu comparei altura da pirâmide com altura do bastão e sombra da pirâmide com sombra do bastão (altura com altura e sombra com sombra) correto?

Agora vamos lembrar do exemplo 2. Eu tomei as razões dos segmentos que estavam na mesma reta, ou seja eu fiz AB/BC e DE/EF porque AB e BC estavam na mesma reta, assim como DE e EF também estavam na mesma reta. E observe outra coisa. Eu tomei as razões em ordem de cima pra baixo. Comecei por AB que estava em cima e coloquei BC embaixo. Da mesma forma coloquei DE que estava em cima e depois EF embaixo. Então tive a proporção AB/BC = DE/EF. Certo?

Agora vamos pensar. Na figura da ficha 1 você consegue observar que que existem dois triângulos um dentro do outro? Temos um triângulo maior CDG e um triângulo menor EFG que são semelhantes. Você pode pegar as seguintes proporções:

CG/CD = EG/EF mas essa não ajuda a calcular DF

Também temos:

CD/DG = EF/FG e esta ajuda a calcular DF pois DF = DG - FG, tudo bem?

Também você pode tomar:

EG/CG = FG/DG e da mesma forma que a proporção anterior vai te ajudar a calcular DF.

Agora se você olhar a figura e rotacionar ela 90º no sentido anti-horário, você verá que isso facilita para estabelecer as razões de forma correta.

Qualquer dúvida me escreva

Abraços,

Professor Anderson
 
nataliacoimbrasouzaData: Sexta-feira, 06/05/2016, 15:32:48 | Mensagem # 5
Privado
Grupo: Usuários
Mensagem: 1
Reputação: 0
Status: Offline
Olá professor,

Estou com dúvida na questão 7 da segunda ficha, que pede para formular a expressão matemática que determina a distância entre pontos no plano cartesiano.

Aguardo um retorno,

Att,
Natalia
 
ProfessorData: Sexta-feira, 06/05/2016, 16:18:25 | Mensagem # 6
Tenente
Grupo: Administradores
Mensagem: 55
Reputação: 1
Status: Offline
Olá Natália,

A ideia aqui é transportar nosso conhecimento sobre o Teorema de Pitágoras para uma linguagem própria da Geometria Analítica.

Para calcularmos as distâncias CD e CE introduzimos os pontos F e G, respectivamente, de forma que conseguíssemos obter um triângulo retângulo onde a hipotenusa representaria a distância que desejamos calcular. De forma análoga, os catetos desses triângulos são as diferenças entre as coordenadoras dos pontos em questão. Sendo assim, comece montando o Teorema de Pitágoras e substituindo cada elemento do triângulo pelas informações do plano cartesiano. Para lhe dar uma ideia, olhe para o triângulo formado no GeoGebra e responda as seguintes perguntas:

Pensando no triângulo CDF, que segmento representa a hipotenusa?

Que segmentos representam os catetos?

O que podemos dizer sobre os valores de Y dos pontos D e F?

O que podemos dizer sobre os valores de X dos pontos C e F?

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me escreva.

Att,

Professor Anderson
 
Fórum » Test category » Alunos da Esmeralda Becker » Projeto TCC Especialização M@P (Espaço destinado ao desenvolvimento de uma aula inédita)
  • Página 1 de 1
  • 1
Buscar: